O caso dos estudantes bolseiros da Guiné-Bissau em Portugal


Exmo(a) Sr(a)

 

Solicito a sua colaboração no levantamento de dados que estou a efetuar sobre A Função Recursos Humanos na Administração Pública da Guiné-Bissau – O caso dos estudantes bolseiros em Portugal - para efeito da elaboração da dissertação de Mestrado em Gestão Empresarial no Instituto Superior de Contabilidade e Administração de Coimbra.

Pretende-se com este trabalho estudar e analisar o processo integral das bolsas de estudos atribuídas pelo governo da Guiné-Bissau para a formação em Portugal, desde recrutamento e seleção, acompanhamento durante a formação, até ao regresso e reintegração dos mesmos no mercado de trabalho da Guiné-Bissau.

Assim, como objetivos específicos deste trabalho pretende-se:

  •   Identificar o processo de recrutamento e seleção;
  •   Verificar a existência de monitorização durante a formação;
  •   Compreender as razões que obstaculizam o regresso dos que terminam o curso;
  •   Identificar os mecanismos de reintegração no mercado de trabalho;

Apresentar propostas de valor (melhoria) acrescentado(a), tendo em conta a realidade e a especificidade do país.

É importante que responda de forma sincera, não esquecendo que não existem respostas corretas ou erradas, apenas a sua opinião. Sublinhar o caracter estritamente académico desta pesquisa, garantindo-lhe o anonimato e a confidencialidade.

A primeira parte do questionário é constituída por questões que permitem o levantamento de dados pessoais para a caracterização do entrevistado. A segunda parte procura sobretudo recolher opiniões e sugestões dos bolseiros guineenses na diáspora.


Existem 26 perguntas neste inquérito
  Uma nota sobre privacidade
Este inquérito é anónimo.
O registo guardado das suas respostas ao inquérito não contém nenhuma informação identificativa a seu respeito, salvo se alguma pergunta do inquérito o pediu expressamente. Se respondeu a um inquérito que utilizasse um código identificativo para lhe permitir o acesso, pode ter a certeza de que o código identificativo não foi guardado com as respostas. É gerido numa base de dados separada e será actualizado apenas para indicar se completou ou não este inquérito. Não é possível relacionar os códigos de identificação com as respostas a este inquérito.