Questionário Aceitação dos Serviços de Cloud Gaming


 

*INFORMAÇÃO IMPORTANTE*

 

Os Serviços de Cloud Gaming são sistemas de Internet revolucionários que permitem ao utilizador jogar, diretamente a partir de um servidor (nuvem), via streaming, os seus jogos preferidos. O principal objetivo deste tipo de serviços é fornecer aos utilizadores finais uma experiência tranquila e direta de qualquer jogo em qualquer dispositivo, seja PC, Consola, Smartphone, Smart TV, entre outros. Imagine-se a jogar no seu smartphone ou no seu PC antigo, os últimos jogos lançados no mercado, mais exigentes, com a mesma performance que se obtém num PC sofisticado, com hardware e tecnologia de ponta. O facto de o jogo estar instalado nos servidores das empresas que prestam os serviços retira, ao jogador, a responsabilidade de ter de fazer qualquer download ou instalação no seu dispositivo: basta abrir a aplicação e jogar.

Graças às elevadas velocidades de Internet, o Cloud Gaming é uma realidade e caminha, a passos largos, para se tornar um concorrente feroz do gaming convencional. A Sony (Playstation) e a Microsoft (Xbox) são algumas das empresas que apostam neste novo paradigma dos videojogos, sendo a maior parte destes serviços pagos através de subscrição.

Segundo analistas da indústria de gaming, o Cloud Gaming é apontado como o futuro e prevendo-se grande crescimento desta tecnologia nos próximos anos, inclusive tornar-se o principal meio de jogar videojogos em qualquer dispositivo com capacidade de processamento.

 

 

 

 

 

*INFORMAÇÃO ADICIONAL*

 

O meu nome é Miguel Vicente e frequento o 2º ano do Mestrado em Sistemas de Informação de Gestão no ISCAC – Instituto Superior de Contabilidade e Administração de Coimbra, integrado no Instituto Politécnico de Coimbra. Este questionário foi concebido na sequência da Dissertação de Mestrado e consiste num instrumento de pesquisa imprescindível com vista a avaliar o nível de aceitação dos serviços de Cloud Gaming ("Jogar na nuvem"), por parte das pessoas que jogam videojogos. Deste modo, a presente ferramenta tem o intuito de avaliar e testar diversas hipóteses consideradas na dissertação, mais concretamente: o nível de aceitação destes serviços e fatores relacionados com a aceitação dos mesmos.

Para que este projeto seja levado a cabo com sucesso, a sua colaboração é absolutamente imprescindível. Peço-lhe que responda com total sinceridade e honestidade. O preenchimento é muito simples e as questões são claras e intuitivas.

A duração média da resposta ao questionário está compreendida entre 5 e 10 minutos e os dados recolhidos serão mantidos no anonimato e apenas utilizados para o fim mencionado.

 

Declaração de Consentimento Informado

Na qualidade de participante, declaro que compreendi todos os objetivos da minha participação no mesmo e que a minha participação neste estudo é voluntária e que posso desistir em qualquer momento. Foi garantida que toda a informação obtida neste estudo seja estritamente confidencial e que a minha identidade nunca seja relevada, preservando a minha privacidade.

Desta forma, ao preencher este questionário online, aceito de livre vontade a participação neste estudo e permito a utilização dos dados que, de forma voluntária, forneço, confiando em que apenas serão utilizados para esta investigação, aceitando também a divulgação dos resultados obtidos no meio científico, garantindo o anonimato.


Existem 25 perguntas neste inquérito
  Uma nota sobre privacidade
Este inquérito é anónimo.
O registo guardado das suas respostas ao inquérito não contém nenhuma informação identificativa a seu respeito, salvo se alguma pergunta do inquérito o pediu expressamente. Se respondeu a um inquérito que utilizasse um código identificativo para lhe permitir o acesso, pode ter a certeza de que o código identificativo não foi guardado com as respostas. É gerido numa base de dados separada e será actualizado apenas para indicar se completou ou não este inquérito. Não é possível relacionar os códigos de identificação com as respostas a este inquérito.